Verde Mama

Ainda não sou mãe, mas sempre achei a maternidade uma coisa maravilhosa. Mágica.

Ultimamente, não sei se por ser canceriana, ou por ter passado alguns meses ao lado da super mami Bia (do blog agorasoumãe), tenho achado o máximo ler blogs de mães antenadas. Principalmente as mais ecológicas, as fotógrafas, as que sabem fazer de tudo…

Dentre os blogs que visito, queria recomendar o soulemama que é maravilhoso (de onde tirei essas fotos) e o mothering.com que tem várias informações legais e úteis para mães de 1ª, 2ª, 3ª viagem…

Passeando por aí, encontrei dicas para ser uma mamãe verdinha e resolvi compartilhar:

a) Alimentação – Nada como preparar comida do seu filhote em casa. Se possível, com eles! Assim o contato com alimentos naturais e saudáveis é estimulado e a questão do aproveitamento total é trabalhada, evitando desperdícios. A cozinha é um ótimo local para aprendizado, construção e momentos de troca.

b) Roupas – Usar roupas leves, confortáveis, sempre que for possível, orgânicas (claro que nem todos tem acesso a este mercado). O que procuro sempre é evitar tecidos sintéticos, oferecendo conforto e consciência desde cedo. O vestir é uma boa oportunidade de compartilhar com seus filhos a criatividade e o consumo consciente. Combinação de peças, cores e customização de outras… Além de momentos prazerosos entre mãe e filho, você estará plantando sementes lindas no coração dele. Assim construímos histórias…

c) Brinquedos – Valorizar brincadeiras que estimulem a interação com o próximo e com a natureza usando folhas, pedrinhas, conchas, gravetos, algodão, madeira (elementos da natureza) para criar brinquedos e brincadeiras. A reciclagem é uma ótima atividade para desenvolver com os filhos e seus amiguinhos. Criar uma relação saudável de consumo em relação aos brinquedos é muito importante! Quem tem tudo pode não conseguir valorizar tudo o que tem. Estimular a doação de brinquedos pouco usados para creches e orfanatos. Se possível visitar esses locais estimulando assim a inclusão e o compartilhar.

d) Ensinar aos pequenos a cuidar do seu espaço, usar e guardar, cuidar de seu lixo… Quando passamos pela rua e vemos adultos jogando lixo de dentro do carro minhas filhas (8 e 6 anos) ficam perplexas! As “Mães Ecológicas” São formadoras de hábitos bons e saudáveis.

e) Se não for possível usar cremes, loções e shampoos orgânicos nos pequeninos, procurar linhas infantis menos agressivas, delicadas. Muitas marcas aqui no Brasil já produzem produtos infantis com ingredientes da natureza – mel, calêndula, camomila.

Essas eu vou guardar pra daqui um tempinho… 🙂

Beijos!

@blogverdica

Nathália

Advertisements

3 thoughts on “Verde Mama

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s